Responsabilidade Social

Responsabilidade Social – palestra

 

O tema da responsabilidade social tem crescido em importância tanto devido à consciência ética da sociedade e suas instituições quanto por interesses econômicos, pois até as grandes bolsas de valores o têm utilizado para balizar as empresas.  Seja por qualquer um desses principais motivos, ou por outros, as empresas e grupos do terceiro setor estão investindo nessa educação para seu pessoal e para a comunidade. O objetivo desta palestra é abordar o fenômeno da responsabilidade por três aspectos: o histórico – porque e como surgiu, como é vista hoje por sua evidência e por sua importância, a ampliação do conceito de política, o crescimento da consciência ética e da noção de cidadania; o qualitativo – como se manifesta (voluntariado, ações sociais, programas sociais dos governos, parcerias e programas empresariais, investimento social privado), de que modo pode ser posta em prática; o funcional – qual o seu papel nas empresas e nas comunidades, as condições para negociação nas bolsas de valores, inclusão, relações com as partes envolvidas (ou stakeholders), compromisso com a sustentabilidade. Esse método de abordagem tripartida é desenvolvido por análises críticas e exemplos práticos, que se referem a episódios de grande significância. A inovação deste produto está na divisão didática de sua apresentação e no destaque da ética para sustentar a união das ideias e suas aplicações. Tem-se como conclusão que a responsabilidade social é um fenômeno marcante que caracteriza uma condição sociocultural irreversível e crescente. Vários elementos interferem nesse estágio em que chegamos, notadamente as evoluções da sociedade por meio da comunicação, da urbanização e
da percepção de cidadania como algo que se pode construir por meio da ação social, independentemente das resistências políticas e econômicas.

 

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