Relações humanas

 

As relações humanas são a alma da empresa e sempre se manifestam, positiva ou negativamente, tanto no ambiente interno quanto no externo, refletem-se nos indivíduos e em suas relações familiares, sociais e profissionais. Ao longo das mudanças sociais e organizacionais as relações humanas no trabalho requerem de atenção e novas elaborações, sob o risco de obstruírem os fluxos formais e informais dos vínculos e dos trabalhos. O objetivo geral desta palestra é analisar questões contemporâneas relativas à prevenção, ao enfrentamento e à solução de conflitos no ambiente organizacional. Consequentemente, busca-se orientar sobre o cuidado frente às diferenças e diversidades, a importância do respeito e da busca pela dignidade, a importância da inclusão, o combate aos estigmas e preconceitos, a diferenciação entre vaidade e autoestima, os fundamentos para uma boa liderança, a conscientização da inveja e os efeitos danosos do assédio. O método adotado privilegia o esclarecimento conceitual, informações técnicas e teóricas, a exposição de problemas e sua análise crítica e a exemplificação ilustrativa para que os participantes possam dominar os fundamentos e avaliar suas aplicações. A inovação desta proposta está na abordagem conjunta de temas pouco usuais, como estigma, diversidade, e inclusão. Esta é esclarecida como um fenômeno amplo, independente da deficiência, portanto pertinente ao cotidiano de cada um. Acrescente-se que o tema do assédio e esclarecido a partir de estudos científicos, o que oferece, por meio de um novo olhar, uma consciência crítica e responsável. Como conclusão, os limites das relações humanas são percebidos como fontes de atrito e de consciência entre as pessoas. Cabe a cada um(a) buscar o conhecimento objetivo do outro e oferecer alternativas saudáveis frente às dificuldades inerentes ao convívio socioafetivo.

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