Resiliência

O que é o Resiliência?

Trata-se de um fenômeno observado a partir de soluções frente a adversidades significativas nas relações socioafetivas. O ambiente organizacional é permeado por dinâmicas e relações de risco e de proteção, sejam internas ou externas. A resiliência é o fenômeno que, por meio da construção de vínculos e sentidos saudáveis, supera os riscos, estabelece redes de apoio protetivas e constrói soluções saudáveis para os sujeitos e instituições.

Apesar de uma ampla divulgação de treinamentos e reportagens sobre a resiliência, o que vem ocorrendo é uma grande desinformação e oportunismo. Muitas pessoas que se dizem capazes de trabalhar e orientar sobre o assunto na verdade carecem de conhecimento profundo e crítico na área.

Originalmente, a resiliência era um termo de uso comum na língua inglesa que substituiu terminologias tornadas obsoletas no estudo do desenvolvimento humano, a saber, “invulnerabilidade” e “invencibilidade”. Esses termos e suas condições ligadas ao comportamento traziam uma visão voltada para características humanas e eram mais frequentemente aplicados na forma adjetiva (invencível e invulnerável). Por isso, quando a resiliência passou a ser o termo adotado, foi regularmente associada, como característica pessoal, a indivíduos, considerados “resilientes”.

Contudo, já desde o início deste século, evita-se o emprego do adjetivo e compreende-se a resiliência como um fenômeno socioafetivo, não mais como uma característica ou atributo individual.

Simultaneamente, conceitos tais como fatores de risco, fatores de proteção e vulnerabilidade foram identificados como inerentes à compreensão da resiliência.

Trata-se, portanto, de um fenômeno que indica a superação de adversidades significativas e é aplicado, cada vez mais, a diversas áreas da expressão humana. Além dos estudos do desenvolvimento humano, notam-se estudos de resiliência em famílias, grupos, comunidades, ambiente escolar e ambiente empresarial, entre outros.

 

Links que podem ser de seu interesse:

http://www.youtube.com/watch?v=BJiZN1oAQgU

http://www.sescsp.org.br/sesc/conferencias_new/subindex.cfm?Referencia=6159&ParamEnd=2

http://wn.com/bernardomonteiro

http://books.google.com.br/books?id=01RSAy6gA0sC&pg=PA89&lpg=PA89&dq=bernardo+monteiro+de+castro&source=bl&ots=6dsv3Y0WWU&sig=9KFQiwQZ2XBKHUo3GqFm4qZZP_Q&hl=pt-BR&ei=gG1JTY7lEILEgAeGg4wC&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=8&ved=0CEYQ6AEwBzg8#v=onepage&q=bernardo%20monteiro%20de%20castro&f=false

http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=3066

http://www4.fct.unesp.br/grupos/cemespp/fapesp_relatrio_final__27_setembro_2007_cemesp.pdf

http://www.msmidia.com/ceprua/capa3003.asp